Projetos:
MOVA
Histórico
O projeto tem como objetivo assegurar a todos os jovens e adultos a escolaridade, combatendo o preconceito em relação ao analfabetismo. Caracteriza-se como um movimento que dá oportunidades para jovens e adultos que necessitam de apoio na alfabetização.
Os locais de atuação estão permeados por comunidades carentes, inseridas no contexto de vulnerabilidade, em geral nestes locais existem loteamentos clandestinos, pois devido à falta de uma política habitacional e urbana eficaz a cidade de São Paulo tem crescido de forma desordenada. Existem ainda outros pontos relevantes e que justificam o programa MOVA, um deles está relacionado à alta taxa de analfabetismo, e até mesmo analfabetismo funcional das populações inseridas nas comunidades atendidas.
Ainda, de acordo com o Projeto Político Pedagógico, a educação de jovens e adultos no MOVA/SP se caracteriza pelo compromisso com um ensino de qualidade que, valendo-se das experiências da educação popular, pretende responder às necessidades de conhecimento dos participantes do programa.
Outros pontos relevantes estão em contribuir com a garantia do direito humano à educação, com a inclusão social, com o desenvolvimento econômico e com o aprofundamento do exercício da cidadania, oferecendo alfabetização para jovens e adultos nos locais com expressivos e inadmissíveis índices de analfabetismo.
Fundamentado nos referenciais filosófico-político-pedagógicos de Paulo Freire, o MOVA além de contribuir com o processo de alfabetização de inúmeros cidadãos, garante formação inicial e educação continuada a todos os envolvidos diretamente (monitores) e indiretamente (coordenadores locais e de polo) nas ações do projeto.
- Atividades Desenvolvidas
Os processos educativos que envolvem a alfabetização acontecem por meio de palavras ou temas geradores, pertencentes à experiência existencial dos educandos. Freire (2005) denomina estas palavras geradoras como sendo “palavras grávidas de mundo”.
O diálogo permeia temas do cotidiano e da prática experimental como, por exemplo, política, saúde, trabalho, pois como afirma Freire (1990) a consciência é gerada na prática social. É por meio da alfabetização, ou seja, da leitura de mundo é possível entrar em contato com ele e de transformá-lo.
- B) Objetivos Específicos
- Contribuir para a redução do analfabetismo nos territórios em que abrange;
- Contribuir para que o indivíduo alcance pleno desenvolvimento da pessoa humana;
- Alfabetizar a partir de uma metodologia libertado e crítica, preparando-os para a vida;
- Possibilitar o domínio da leitura e da escrita, utilizando as diferentes linguagens: verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal como para a produção, expressão e comunicação de ideias;
- Contribuir para uma nova visão do mundo e da sociedade, oportunizando maiores chances no mercado de trabalho, na condução de suas vidas e suas famílias;
- Compreender a cidadania como participação social e política, exercitando assim a prática de seus direitos e deveres;
- Fomentar o fortalecimento da cidadania e a construção de políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos.
Onde estamos
Telefone
Redes Sociais
Apoie
Agenda
Área
Todos
Assistência Social
Educação
Projetos
Núcleos
Todos
CCA Frei Reginaldo
CCA Irmã Agostina
CCA Jardim Sabiá
CCA Jardim Silveira
CEDESP Anna Lapini
CEDESP Rosa Mística
CEI Irmã Agostina
CEI Jardim Shangrilá
CEI Mãe do Bom Conselho
CEI Nossa Senhora Aparecida
CEI Nossa Senhora das Graças
CEI Nossa Senhora de Guardalupe
CEI Vila Nicarágua
Centro Dia para Idosos Santa Clara
CJ Mãe Sofia
Mova
SAICA Sagrada Família
SASF Grajaú
Telecentro
Organizador
Todos
CCA Irmã Agostina
CCA Jardim Sabiá
CCA Jardim Silveira
CEDESP Anna Lapini
CEDESP Rosa Mística
CEI Irmã Agostina
CEI Jardim Shangrilá
CEI Mãe do Bom Conselho
CEI Nossa Senhora Aparecida
CEI Nossa Senhora das Graças
CEI Nossa Senhora de Guadalupe
CEI Vila Nicarágua
Centro Dia para Idosos Santa Clara
CJ Mãe Sofia
Mova
SAICA Sagrada Família
SASF Grajaú
Telecentro
Novembro 2024
Nenhuma agenda para este mês
Dezembro 2024
Nenhuma agenda para este mês